Como enfrentar o sono durante os estudos

Publicado em 12 de junho de 2019 às 05h44m
Por Professor Isaquel Silva

Um dos principais fatores que prejudicam o aprendizado, concentração e os estudos de uma forma geral é aquele sono que ‘bate’ na pessoa, muitas vezes tornando difícil até abrir os olhos.

Isso pode acontecer por diversos motivos, entre eles podemos citar:

  • Poucas horas de sono;
  • Matéria desinteressante;
  • Preguiça;
  • Estudos em horários e lugares errados.

Independente do motivo, o fato é que quando se está estudando para um concurso, Enem, vestibular ou mesmo uma prova importante, esse sono parece chegar sempre nas horas mais inapropriadas.

Como enfrentar o sono durante os estudos

Para ajudar você a se livrar do sono, listamos 5 modos de como enfrentar o sono durante os estudos, confira:

  1. Faça exercícios;
  2. Estude em local adequado;
  3. Tire um cochilo;
  4. Durma bem;
  5. Beba café, energéticos e estimulantes.

Abaixo explicamos melhora cada uma delas.

Faça exercícios

Se movimentar é uma excelente forma de se livrar do sono.

Os exercícios tiram aquela ‘moleza’ do corpo e na maioria das vezes dão até nova disposição para estudar.

Isso ocorre pois praticar exercícios ativa o corpo, liberando substâncias na corrente sanguínea que trabalham contra, neutralizando outras substâncias que trazem relaxamento e sono para o corpo.

Pratique pelo menos 5 minutos de exercício entre cada hora de estudo.

Faça flexões, polichinelos, suba e desça escadas, pule corda. O exercício não importa, mas pratique algum que você goste.

Estude em local adequado

Quando já se está com preguiça ou sono, nada parece melhor do que estudar na cama ou em um sofá confortável.

Evite essas armadilhas, monte um local de estudo próprio, onde você precise sentar e que preferencialmente não seja muito confortável.

Esse local também precisa ser bem iluminado, pouca iluminação produz hormônios que causam sono.

Tire um cochilo

Quando o sono está demais e nenhuma das outras opções dessa lista fez efeito, tire um cochilo.

Nada muito longo, algo em torno de 20 a 30 minutos no máximo.

Muitas vezes esse cochilo serve como uma ‘reiniciar’ de sistema, corrigindo o problema, no caso, o sono.

Durma bem

Se você não fizer isso, além de ter sono durante todo o dia dificultando os estudos, prejudicará até mesmo a sua concentração e seu aprendizado.

Dormir também é uma forma de memorizar o que você aprendeu no dia anterior, pois é nesse momento que o cérebro descansa e ‘grava’ aquilo que você aprendeu.

Dormir bem faz com que o resultado final dos seus estudos seja melhor do que dormir pouco e estudar muito.

Beba café, energéticos e estimulantes

Se você estuda pela manhã, nada melhor após acordar que uma xícara de café para ‘despertar’ de verdade.

Durante os estudos, quando o sono chegar, beber café, energético ou estimulantes, como refrigerantes a base de cola, são uma excelente forma de se manter desperto e afastar o sono.

Em contra partida, tome cuidado com os exageros, esses tipos de bebidas são benéficas e dão aquele ‘up’ que você precisa em um momento de sono ou cansaço, mas quando ingeridas com frequência ou em grandes quantidades podem trazer problemas de saúde, como:

  • Gastrites;
  • Ulceras estomacais;
  • Aceleração do coração;
  • Aumento da pressão sanguínea.

Além disso essas bebidas são viciantes, da mesma forma que drogas, bebida alcoólica e cigarro.

Por isso, vá devagar com o uso delas.

Considerações finais

A rotina corrida de quem está estudando para um concurso, Enem, vestibular ou alguma outra prova importante pode ser difícil e extenuante.

Mesmo assim evite exageros na hora dos estudos, como virar a noite estudando, dormir pouco, se alimentar mal e etc.

Além de trazer efeitos inversos do que você espera, pode ‘cansar’ o seu cérebro e na hora da tão sonhada prova, ‘dar branco’ em você.

Exageros, sejam eles de qualquer origem, não são benéficos para a saúde e sempre comprometem o rendimento final da pessoa.

Por Vagner Neubert

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