Concurso PM BA: Governo confirma novo edital! Veja!

Publicado em 17 de julho de 2019 às 14h46m
Por Professor Isaquel Silva

O governador do estado da Bahia, Rui Costa, confirmou nesta terça-feira, 16 de julho, em entrevista ao jornal local, a realização de um novo concurso público para a carreira de Soldado da Polícia Militar do estado da Bahia (Concurso PM BA). O governador do Estado confirmou, ainda, que a publicação do edital deve ocorrer até o fim de 2019.

Essa não é a primeira vez que a autoridade anuncia a realização do certame para a área de segurança pública. Em maio deste ano foi anunciado o certame para a Polícia Militar juntamente com o seu quantitativo de vagas ofertadas, que inclusive foram divulgadas nas redes sociais oficiais da Polícia Militar do Estado.

De acordo com o governador do estado, em anúncio realizado em maio, serão ofertadas 2 mil vagas para a seleção que será dividida em duas etapas. “Primeiro convocaremos mil candidatos e em seguida, depois que treinarmos os mil candidatos, convocaremos mais mil aprovados para o treinamento”, afirmou.

O último concurso foi organizadora pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) e ofertou 2 mil vagas, sendo que 1.819 para candidatos homens e 181 para mulheres. As vagas foram para lotação nas cidades de Salvador, Juazeiro, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba.

O certame foi composto por duas etapas, sendo elas:

1ª Etapa: Provas Objetivas de Conhecimentos Gerais e de Conhecimentos Específicos, de caráter eliminatório e classificatório;
2ª Etapa: Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório.

A seleção ainda contou com avaliação psicológica, exames médicos e odontológicos, teste de aptidão física, exame de documentação e investigação social.

Os candidatos foram avaliados pelas matérias de: Língua Portuguesa; História do Brasil; Geografia do Brasil; Atualidades; Noções de Direito Constitucional; Noções de Direitos Humanos; Noções de Direito Administrativo; Noções de Direito Penal e Noções de Igualdade Racial e de Gênero.

O cargo exige dos candidatos nível médio completo, nacionalidade brasileira ou portuguesa, idade entre 18 e 30 anos, estatura mínima de 1,60 m para candidatos do sexo masculino e 1,55 m para candidatas do sexo feminino, além de Carteira Nacional de Habilitação na categoria “B”.

São atribuições do soldado executar o policiamento ostensivo fardado, nas diversas modalidades, planejado pelas autoridades policiais militares competentes, a fim de assegurar o cumprimento da lei, a preservação da ordem pública e o exercício dos poderes constituídos; exercer a missão do policiamento ostensivo de segurança, de trânsito urbano e rodoviário, de proteção ambiental, guarda de presídios e instalações vitais, além do relacionado com a prevenção criminal, justiça restaurativa, proteção e promoção aos direitos humanos, entre outras.

Detalhes concurso PM BA: 

Fale Conosco

Se você precisa de ajuda, estamos sempre prontos para lhe atender. Fale conosco através do chat que fica no canto inferior direito do nosso site. Caso prefira estamos disponíveis em outros meios listados abaixo: